3º dia - Roros

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Hoje acordamos cedo de novo com o intuito de ir fazer ski.
Estavam cerca de -5º mas para dizer a verdade não é um frio nada de especial e eu sou super-friorenta.
Desta vez fomos para o norte da cidade onde há um pista grande.
Os telhados das casas têm uma camada de neve entre o meio metro e um metro de altura o que dá um aspecto de bolo com creme às casas. Eu estou encantada com o cenário (típico de provinciana).
As casas são construídas sob uma base de pedra e depois toda a construção é de madeira e entre as frestas das tábuas e no telhado é colocado musgo que serve de isolamento. Só vi uma construção em betão mais nada.
É giro ver as pessoas nas ruas a deslocarem-se numa espécie de trenós para irem às compras, toda a gente deve ter um trenó daqueles. O hotel onde ficámos tinha alguns para emprestar e é claro que andei pendurada no trenózinho :-))
É claro que não aprendi a fazer ski porque tinhamos que andar imenso pista cima para depois fazer o percurso inverso em cima de dois ski daqueles mais fininhos que são especiais para altas velocidades, em vez disso dediquei-me aos tais trenós.
O dia esteve lindo, cheio de sol e a temperatura, ainda que negativa, estava óptima para o sitio em si.
Embora Roros seja uma cidade encontra-se muito pouca gente nas ruas e os que se encontram são quase todos turistas.
Que tivessemos dado conta não nos pareceu que existisse muita vida nocturna na cidade e assim, para grandes pena nossa ficámos em casa...

2º dia - Roros

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Hoje acordamos às 7:00 da manhã para apanhar o comboio com destino a Roros. A viagem durou cerca de 5 horas porque esta cidade fica a cerca de 300km de Oslo para Noroeste.
Pelo caminho, atravessamos um Parque que é uma reserva natural protegida, vimos alces e gamos que se destacavam na paisagem branca que nos envolvia, não consigo descrever a sensação, lindo no mínimo.
Quando chegamos a Roros começou a nevar, uns flocos de neve grandes e frios mas imensamente suaves. O sitio onde ficamos parecia tirado de um daqueles contos infantis, tudo parecia perfeito e quase irreal, bem pelo menos para alguém como eu que nunca tinha visto neve na vida.
Passados uns minutos o tempo mudou e o dia tornou-se muito mais claro e a 1ºfoto "é só" a
paisagem que se da nossa sala.
A cidade não é grande o que nos permitiu conhece-la quase toda. A cidade é essencialmente virada para o turismo e as coisas são bastante caras excepto as peles de animais. As mais comuns são as peles de ovelha que rondam os 50€ cada pele com mais ou menos 1m quadrado.
Parámos num café para beber chocolate quente e comer um espécie de bolos que eles chamam pjalf com uma espécie de queijo castanho por cima, e que é delicioso.
A segunda foto é do meu bolo de aniversário ehehehehe fiz anos hoje e os meninos fizeram-me uma festa, com jantar especial, vinho português, bolo escandinavo e champanhe francês.
Foi um dia lindo que nunca pensei passar.
Bem tou exausta e cheia de sono. Tenho que recuperar energias porque amanhã vou aprender a esquiar.

1º dia - Chegada a Oslo

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Acordamos às 6:00 da matina, na verdade dormi muito pouco, com medo de perder o avião.
Check-in feito, uns cigarros fumados e eis-me a ser revistada pela seguranca (este pc é norueguês e não tem cedilhas) porque algo em mim fez disparar o alarme! Eram os grampos das botas lol... A menina apalpou-me toda, fui invadida na minha mais profunda intimidade eheheheh
A minha companheira de viagem que é uma grande ruinzona não me deixou ficar ao pé da janela
por isso vim apertada entre ela e um tipo que dormia de boca aberta o tempo inteiro.
Chegámos a Oslo e lá estava o meu amigo alentejano de longa data à nossa espera!
Estava frio, muito frio, mas é um frio que se aguenta muito bem porque é seco e além disso não faz vento por aqui.
A cidade é linda, as ruas estão cobertas de um manto com cerca de meio metro de neve.
Aqui está uma vista da cidade a partir do palácio real.
A casa onde estamos fica no centro de Oslo e embora seja a capital não é uma cidade demasiado grande.
Anoiteceu cedo mesmo tendo em conta que é 1 hora a mais que em Portugal.
Ainda se foi ao Hotel Bristol beber um chocolate quente. O bar era muito bonito, acolhedor e simpático mas tudo é super-caro.
Estamos cansadas e amanha temos que acordar cedo porque vamos todos para Roros.
Tentarei dar mais noticias amanha.
Ha det bra (até amanhã)

Nervosssssss

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tou super-enervada com a ideia de me meter dentro de um avião!
Dói-me a barriga, tenho dores de cabeça, dores pelo corpo todo e a famosa diarreia!
Ainda pensei tomar qualquer coisa para relaxar mas, imaginem que acontece alguma coisa quando ainda estamos na pista e é preciso sair a correr do avião?! Se tomo alguma coisa depois não tenho genica para sair dali a correr por isso o melhor será mesmo não tomar nadinha e aguentar-me à dose.
Ainda não fiz a mala, mas já percebi que não me cabe muita coisa, tou-me a passar com esta cena.
Possa que sou mesmo provinciana!!!

De viagem à Noruega

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Quinta-feira vou de viagem à Noruega!
Para os que me conhecem nem vale a pena dizer que ando cagadinha de medo só de pensar que vou andar de avião!
E nem vale a pena dizerem-me que é o meio de transporte mais seguro que existe etc. já sei isso tudo e até acredito, o que não invalida que me cague de medo!
Além disso a minha companhia de viagem não permite fitas, nem medos, nem achaques, nem cenas do género! Resumindo hei-de cagar-me toda e ninguém dará conta.
E sim já andei de avião mas nessa altura era uma "jove inconciente" nada me metia medo, hoje em dia já não é bem assim!
Bem, não é que eu tenha medo de muita coisa mas, como estou mais ponderada já penso mais nos riscos de cada coisa, tretas que nos chegam com a idade.
Outra coisa que me tem posto a cabeça às voltas é a mala! As temperaturas andam pelos -12º C, algo que nem consigo imaginar. Ora se eu sou super-friorenta cá no nosso Algarve imagine-se num sitio onde faz -12º ! Bem mas a mala... ainda ontem coloquei 2 calças e 2 camisolas e pronto a mala ficou cheia! É que eu sou uma mecinha prática nestas coisas, não sou nada de levar o guarda-roupa atrás de mim mas realmente só 2 calças e 2 camisolas para 10 dias parece-me pouco ? Mas atão a mala na leva mais! Ainda pensei ir comprar uma ao "chinuases" mas também tenho medo de gastar 25€ e aquilo se desintegrar tudo. Bem vamos lá ver o que é que consigo fazer...